PES

DIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileiros

Matéria aborda sobre o direito de imagem dos jogadores.

Por Kamila

Publicado por Kamila
em 19/03/2019 às 09h47

DIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileiros
Compartilhe:

DIREITOS DE IMAGEM DOS JOGADORES BRASILEIROS 

DIREITOS DE IMAGEM DOS JOGADORES BRASILEIROS

Galera PES 2020 está chegando e como todos os anos ficamos na esperança e na expectativa que a empresa japonesa licencie nosso campeonato Brasileiro. O Assunto é polêmico porém requer também um pouco de entendimento de como funciona o licenciamento dos direitos de imagem dos jogadores atuantes no Brasil que disputam o Campeonato Brasileiro, pois bem, todos os fãs reclamam muito da Konami pelo motivo de descaso com os nossos clubes Brasukas.


Eu esclareço mais ou menos como é o funcionamento de autorização dos direitos de imagens desses jogadores. Bem primeiramente você precisa saber que a entidade que regulamenta isso na europa é a FIFPRO "A Fédération internationale des Associations de footballeurs professionnels", Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais, que tem como Slogan "Wold Players' Union".
Bem qualquer tipo de empresa que desenvolva jogos virtuais e caso queira a permissão para uso de imagens de jogadores de futebol atuantes na Europa e em alguns continentes, deve pedir permissão e negociar valores com essa entidade, pois é ela que rege os direitos dos jogadores profissionais.
Infelizmente poucos países se rebelam e desvinculam dela, pelo simples motivo: Divergência dos valores repassados para os atletas. Alguns países como o Brasil que através do movimento Bom Senso F.C. querem valores exorbitantes pelos direitos de uso de imagem das estrelas mundiais que atuam no Brasil.

DIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileiros
Recentemente a AUF - Selección Uruguaya de Fútbol desvinculou-se da FIFPRO, porém eles criaram e possuem um departamento sério, que lida diretamente com o uso da imagens de seus jogadores locais, assim como a DFL Deutsche Fußball Liga GmbH ( Bundesliga Official) que possuem uma área específica para isso. Resumindo se você quer licenciar direitos de imagens você negocia diretamente com essas entidades.


Já no Brasil a coisa muda e muda para pior, devido a zorra total que é nosso futebol, além da ganância dos jogadores mercenários que atuam em nosso país. Isso força as empresas procurarem os advogados picaretas de cada jogador para tentar chegar a um acordo e assim utilizar a cara feia deles no game. Mas tudo se complica quando o jogador se acha um Cristiano Ronaldo ou um Leo Messi da vida, e querem receber valores absurdos para o uso de sua imagem.


Bem eu não defendo jogador nenhum, porque além deles receberem seus altos salários + bicho e direitos de imagem e ainda assim eles não dão a autorização para os clubes usarem sua imagem. Mesmo sendo um funcionário do clube e sendo pago para exercer sua profissão.
Na Europa isso não acontece, pois a partir do momento que você fecha um contrato com o jogador, o clube tem direito de explorar a sua imagem em todos os produtos relacionados ao clube, cito como exemplo o FC Barcelona.
Obs:. Coloquei umas imagens quando eu visitei a loja oficial do Barcelona fica do lado do Camp Nou (FC Barcelona) no bairro Pedralbes em Barcelona, notei que o próprio clube usa muito bem isso, que vai desde de um gorro até uma squeeze.

DIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileiros DIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileirosDIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileirosDIREITOS DE IMAGEM dos jogadores brasileiros

FUNCIONAMENTO DO LICENCIAMENTO DE JOGADORES NO BRASIL

Primeiramente a produtora de Game de esporte, precisa entrar em contato com o departamento de marketing de cada clube, ela negocia o uso de direitos de imagem do próprio clube como: O direito a usar a camisa e a logo da equipe. Feito isso ela paga um determinado valor que cuja as partes acordaram, logo depois a empresa precisa verificar se o clube detém os direitos de imagem de seus atletas, caso o clube possua tais direitos tudo ok.

Mas se o clube não possuir a empresa precisa solicitar ao clube que peça ao empresário do jogador que ele assine um termo de autorização de uso de sua imagem por aquela temporada pela Konami por exemplo.


Agora um ponto muito importante e que ocorre apenas no Brasil, transferências de jogadores no meio da temporada, isso ocorre o tempo todo nesse futebol zoneado nosso.
Se caso este determinado jogador se transferir para outra equipe, aquele contrato assinado com a KONAMI deixa de valer, pois ele assinou um acordo de uso de imagem apenas do seu clube anterior. Caso a Konami queira realizar a atualização de elencos, ela precisa novamente enviar o documento para o seu novo clube para que ele possa assinar uma nova autorização, e pasmem é bem provável que a #KONAMI tenha que pagar o malokeiro novamente.
Como no Brasil ocorre transferência o tempo todo as vezes, nem vale a pena investir estes valores...
Ex:. O Cruzeiro Esporte Clube é a equipe pelo que parece possui os direitos de imagem de todos seus atletas.. Vamos supor: Se o Thiago nevez resolve deixar a equipe e ir para o Clube de Regatas do Flamengo por exemplo, se no momento da assinatura dele com seu novo clube o jogador não permitir que usem sua imagem a Konami teria que enviar outro documento para que ele autorize novamente o uso de sua imagem, só que agora no Clube atual, ou seja, o Flamengo.


Então galera o negócio é mais complicado do que a gente pensa. Na minha opinião a Konami deveria tornar público esses contratos para a galera ter conhecimento de como funciona o processo, assim garanto que as reclamações e ataques dos #haters a empresa iriam diminuir muito.

Matéria escrita por PESTOTALBr, suas redes sociais: Facebook/Twitter/Instagram
O PODER DO FUTEBOL

Compartilhe:

Veja Também:

Deixe seu comentário: